segunda-feira, 8 de agosto de 2011


O Negócio Ideal - Warren Buffetgerar PDFversão para impressãoenviar por e-mail
O negócio ideal é aquele que gera grandes retornos sobre o capital investido e que podem ser reinvestido novamente no negócio a taxas igualmente altas. Imagine um negócio de $100 milhões que ganha 20% em um ano. Se reinvestirmos este lucro de $20 milhões, no próximo ano ganharemos novamente mais 20% em cima destes 120 milhões e assim por diante. Existem muito poucos negócios como este. A Coca tem altos retornos sobre o Capital, mas o capital incremental não consegue ser reinvestido às mesmas taxas. Nós adoramos negócios que conseguem altas taxas de retorno no capital adicional que conseguem lucrar.
A maioria dos nossos negócios gera muito dinheiro, mas não conseguem produzir no capital extra a mesma taxa - Por exemplo, a See's e Buffalo News.
Nós procuramos nelas [áreas aonde possamos investir o capital inteligentemente], mas não encontramos. Então, o que nós fazemos é tirar o capital deste negócio para colocar em outro. O negócio de jornais ganha altos retornos, mas não em capital adicional. Só que as pessoas na Indústria só sabem reinvesti-lo [então eles desperdiçam uma enorme quantidade de capital). Só que a nossa estrutura permite que tiremos o excesso de capital invistamos em outro lugar que faça maior sentido. É uma enorme vantagem .
A See's produziu para nós até hoje, $1 bilhão antes dos impostos. Se nós tivéssemos colocado a mesma quantia no negócio de doces, os retornos teriam sido péssimos, mas, ao invés disso, nós pegamos este dinheiro daquele negócio e investimos em outro lugar. Veja só que resultados tivemos!

Munger: Existem dois tipos de negócios: O primeiro rende 12%, que você pode retirar no final do ano. O segundo rende 12%, mas todo o excesso de capital deve ser reinvestido no negócio – nunca haverá dinheiro na sua mão. Isto me lembra o cara que olha para todos os seus bens e diz, "aqui está todo o meu lucro”. Nós detestamos este tipo de negócio.

Buffett: Nos gostamos de ter a liberdade de movimentar nosso dinheiro para procurarmos melhor uso para ele. Nós adoraríamos que as nossas companhias tivessem a capacidade de absorver todo o excesso de capital, mas elas não conseguem. A Gillete tem um excelente negócio, mas não pode reinvestir todo o seu lucro de maneira eficaz.

Buffet: “Nós acreditamos que bater a média Industrial americana não seja muito normal. Nós derrubamos as outras pessoas fazendo justamente isto, foi o que nos tornou vencedores”.

Munger: Eu me sinto bem com isto, por isto costumamos falar coisas negativas (para desencorajar outras pessoas a fazer o que nós fazemos).

Os Tipos de negócios que Devemos Procurar

Nós queremos aquele tipo de negócio, que se bem conduzidos, possuirão uma grande vantagem competitiva. Nós não compramos companhias no “hula hula” ou companhias da moda, ou companhias com explosão de demanda pois não sabemos ainda quem sairá vencedor nesta história.

Taxas de Retorno

10% é o valor que procuramos – Nós não queremos comprar um patrimônio cuja taxa de retorno seja inferior a 10%, em termos reais, não importa se a taxa de juros esteja em 6% ou 1%. É arbitrário: 10% não é tanto assim depois das taxas.

Munger: Nós estamos tentando prever qual será nosso custo de oportunidade futuro. Warren está esperando conseguir investir nosso capital a taxas de retornos ainda maiores. Desta forma, não acredito que ele esteja tentando investir a uma taxa inferior a 10% agora. Mas se nós soubéssemos que a taxa de juros ia estar a 1% nós teríamos mudado. Nossas taxas de retorno refletem a nossa estima do custo de oportunidade futuro.

Buffett: Nós poderíamos pegar estes 16 Bilhões em dinheiro que temos investido a 1,5% e reinvesti-los por 5% em títulos de 20 anos, aumentando muito assim o nosso lucro, mas nós estamos apostando que vamos arranjar um lugar melhor para investir este dinheiro e não queremos sofrer o risco de principal em títulos de longo prazo [se as taxas de juros aumentarem, o valor dos títulos de 20 anos irão diminuir.]

Calculando o Valor Intrínseco

O Valor intrínseco e extremamente importante, mas também muito fosfórico. Nós gostamos de trabalhar com um negócio em que tenhamos grande capacidade de prever corretamente o seu futuro. Se você possui um gasoduto, não há muito que possa dar errado. Talvez algum concorrente possa entrar obrigando você a diminuir seus preços, Mas o valor intrínseco não terá diminuído se você já tiver computado isto. Nós andamos procurando um gasoduto recentemente e imaginamos que poderão existir outras formas de fornecimento de gás. [para as áreas que estas redes já fornecem]. Nós olhamos isto de uma forma completamente diferente do que se tivéssemos uma fornecedora de gás que já possuísse custos muitos baixos [e não sofrem, por conseqüência as ameaças de uma concorrente que possa efetuar o fornecimento de gás]. Se você calculou seu valor intrínseco de maneira correta, deverá ter embutido nele algumas hipóteses para preços em declínio.
Quando nós compramos um negócio, tentamos estudar e estimar qual será a quantidade de dinheiro que ele irá gerar no futuro e compara-la com o preço de compra. Nós temos que nos sentir muito bem, sobre as nossas projeções futuras para chegarmos a um preço de compra que faça sentido. Normalmente acabamos recebendo surpresas melhores do que aquelas que tínhamos planejado.
Eu nunca vi qualquer analista de investimento dizer que a projeção de lucros de uma companhia seja para baixo. Mas, muitos lucros de companhias vão para baixo. Nós cometemos estes erros com a “Dexter shoes” – ela estava ganhando $40 milhões antes dos impostos e estimei que isto iria continuar. Eu não poderia estar mais errado. 20% das companhias descritas na “Fortune 500” estarão lucrando significativamente menos em cinco anos, eu não sei precisar quais serão estas 20%. Se você possui uma estimativa razoável de quais são elas, então poderá tomar uma atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário